Como funciona Black Hat SEO

Como funciona Black Hat SEO
Pare de uma vez por todas de utilizar tecnicas black hat seo

Existem duas vertentes da Otimização de Sites (SEO). Uma é chamada de White Hat SEO (chapéus brancos) e a outra de Black Hat SEO (chapéus pretos). Não é difícil de adivinhar que uma segue as diretrizes do Google e demais buscadores, enquanto a outra procura brechas nos algoritmos dos mecanismos de busca para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultado (SERP) ao utilizar técnicas "sujas".

Hoje falarei um pouco sobre Black Hat SEO, informações e minha opinião sobre o assunto.

O que é Black Hat SEO?

Black Hat é um termo utilizado na informática para se referir as pessoas ou técnicas que visam atingir um objetivo sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável. Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais.

O Google procura sempre oferecer aos usuários o resultado mais relevante à busca por ele efetuada. Os sites relevantes aparecem mais bem posicionados. Estima-se que o Google utilize em torno de 200 variáveis para definir o posicionamento de um site para cada palavra-chave.

 No mundo SEO, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipular as principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes, geralmente, conteúdo diferente do proposto.

Pesquisas pelo termo Black Hat SEO

O termo black hat SEO começou a ficar popular em 2004, mas foi ao longo de 2006 que a busca por este tipo de informação realmente aumentou.
Outra curiosidade: no mundo todo, o local onde mais se busca por Black Hat SEO, é a Índia. Em um segundo lugar muito distante, aparece o Reino Unido, seguido de perto pelos EUA.

Técnicas Black Hat SEO

Antes de partir para técnicas Black Hat, tenha em mente que a razão pela qual você deve conhecer estas técnicas é para que não as utilize por acidente, muito menos intencionalmente, pois, como mencionado anteriormente, elas são práticas não recomendadas por search engines.

Para cada técnica de White Hat SEO, quase sempre, existe uma versão black hat dela. As mais conhecidas são:

  • Keyword stuffing
  • Texto escondido
  • Links escondidos
  • Doorway pages
  • Cloaked pages
  • Link farming
  • Spam em comentários de blog
  • Comprar links

Como o Google reage aos sites com Black Hat?

O Google afirma identificar a grande parte de truques para manipular os seus resultados. De fato, cada vez mais o Googlebot procura "emular" o comportamento das pessoas e, entre os principais mecanismos de pesquisa, é de longe o que melhor realiza essa tarefa.

Além disso, o Google oferece um endereço para que webmasters denunciem sites que possam ser considerados spam ou que tenham inflado artificialmente os seus posicionamentos para determinadas palavras-chave.

Os mecanismos de busca podem tomar diversas ações, dentre elas:

  • Desconsiderar de seu algoritmo o que considera irregular, sem penalizar o site
  • Penalizar o site com a perda de posições na tela de resultados
  • Desindexar (apagar) o site de seu índice
  • O fato é que, infelizmente, nem todos os sites são detectados ou penalizados pelos buscadores.

Minha opniao sobre Black Hat SEO

Black Hat SEO nao compensa, eu ja usei tecnicas black hat em blogs antigos, todos descobertos e devida e justamente penalizados pelo google.
Caro leitor nao queira ser penalizado para depois para desistir de Black Hat.

Eu com meus anos de experiencia estou afirmando. Black Hat SEO não compensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário